Válvula de Retenção Dupla Portinhola

 

A Válvula de Retenção Dupla Portinhola é um projeto adquirido da TRW Mission, que desenvolveu originalmente esta válvula nos Estados Unidos, como alternativa tecnológica às válvulas de retenção portinhola simples.

Possui desenho simplificado, com suas partes montadas sem o uso de qualquer tipo de juntas ou distanciadores.

O material de vedação é vulcanizado no assento do corpo ou em suas portinholas (dependendo do tamanho e classe de pressão), o que é muito importante, visto que quando se utiliza, de forma equivocada, um material adesivo ao invés da vulcanização, há o desplacamento prematuro da vedação e por consequência, falha do sistema de vedação da válvula. 
 
Também disponível na vedação tipo metal-metal para todos os diâmetros, onde é feito através do processo de lapidação das portinholas sobre o corpo, garante assim a vedação conforme a Norma de Teste API 598.

A ação de fechamento é feita através de mola de torção com imediato retorno das portinholas, evitando a inversão do fluxo. Há três tipos de molas de torção disponíveis para atendimento a diferentes aplicações:

•   Mola de mínimo torque: são usadas em compressores, com pequena perda de carga.
•   Mola de torque normal: uso geral.
•   Mola de máximo torque: são usadas nos casos de instalação na posição vertical ou onde o refluxo causa o golpe de aríete.


Ficha Técnica

Diâmetros: 2” a 72”
Normas internacionais atendidas: API 594, além das equivalentes ISO, ABNT, JIS, AFNOR, BSI, DIN, ASME e outras.
Classe de pressão: 125 até 2500 PSI
Materiais de construção: Aço Carbono, Ferro Fundido, Inox, Bronze, Duplex, Super Duplex, Monel, Titânio e outros mediante consulta.
Opções de tipo de instalação: Wafer, Lug e Flangeada.
Opções de acabamento: Ressalto Ranhurado, Face Lisa e Face Junta Anel. 

Instalação na posição vertical – Diâmetros de 2” a 24” podem ser instaladas com o fluxo de cima para baixo (outros diâmetros mediante consulta técnica).

Revestimentos: Orgânico e Soldas.

Vantagens técnicas da válvula de retenção dupla portinhola API 594 em relação às válvulas de retenção portinhola simples BS-1868

•   São mais leves 
•   São mais baratas (em alguns diâmetros chegam a custar 50% menos) 
•   Possuem maior vida útil livre de manutenção, devido ao fato que duas portinholas gerarem menos fadiga nos eixos, molas e orelhas.  
•   Maior facilidade de instalação, podendo ser instalada horizontalmente ou verticalmente sem necessitar fazer alteração no sentido das linhas existentes 
•   Não necessidade de suporte de peso nos diâmetros maiores 

Downloads:

Catalogo

Manual